quinta-feira, 3 de junho de 2010

RECREAÇÃO

Recreação é o meio de todas as crianças conhecerem a realidade de brincar, criando e recriando, explorando, desenvolvendo e exercitando sua imaginação, podendo tornar as tarefa em brincadeiras mais alegres e divertidas.
As atividades de recreação não pode ser totalmente improvisada, ela devera ter um planejamento obter resultado equilibrado para que todos que participam possa entender brincar, aprender e ser divertir.
Levando em consideração o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, adolescente, adultos, e a melhor idade que participam das atividade.
O líder deverá planejar: Os objetivos a atingir
- Estar preparado para interagir:
-reagrupar,
-separar os parceiros nas atividades
- Flexibilidade de programação
- Procurar com recursos físicos disponíveis, equipamentos e materiais
- A segurança física das crianças e o ambiente apropriado
- O tempo necessário para o desenvolvimento da atividade.
A recreação desenvolve habilidades para os participantes: trabalha a desenvoltura do participante o equilíbrio mental e pessoal, agilidades nas brincadeiras, rapidez, atenção, tato, confiança em si próprio e nos colegas, velocidade, memória, força, habilidade em situações difíceis.
Objetivos da recreação: Motivar os participantes da atividade onde a fantasia torna-se realidade. Ter a função educativa antes de começar o jogo deve-se fazer uma narração do que ira acontecer.
Aprender brincando é mais fácil do que aprender sentado. Os jogos podem ser divididos em: Jogo de salão, Jogo de memória, inteligência, energia (controle), equilíbrio, agilidade, força, resistência, orientação, competições, pioneiras, estudo da natureza, estudo bíblico, primeiros socorros, noturnos.

Atividades que não devem faltar em um Acantonamento;
1) Morto ou vivo e Estátua: Morto todos esperam no chão, vivo todos ficam de pé andando; estátua- todos ficam imóveis
2) Partes do corpo com polegar: Põem a mão na cabeça, ombro, perna, pé,
Olhos, nariz, umbigo, dedo mínimo, várias partes para verificar o nível de conhecimento conforme a idade.
3) Jogo das cores: cartão vermelho- representa pular, cartão verde- representa sentar , cartão azul- representa correr, cartão amarelo- bater palma
Só muda a atividade quando mudar o cartão e acrescentar mais cores conforme vão aprendendo. Aumentar dificuldade deve-se fazer as atividades com um copo de plástico cheio d'água
4) Formar figuras com jornal- 1 pessoa
Corta um circulo cabeça do homem, tronco, perna e braço rolo de jornal.
5) Desenhar: o contorno de seu amigo no chão com giz, acrescentar na figura seus adjetivos
6) Pintura a dedo: Com guache atóxico a criança faz um desenho e sulfite, desenhos livres.
7) Fazer bola de jornal: Amassar folha de jornal e da a forma a bola com a mão esquerda, mão direita não pode ajudar, em seguida amassar a bola com a mão direita com o tempo de 5 minutos- ganha aquele que fez as duas bolas maiores e mais bonita
8) Pular corda: 1) lento 2) duas pessoas juntas 3) foguinho
OBS. A corda pode ser manipulada por 2 pessoas ou por uma pessoa quando esta executar um circulo
9) Passar a bola: Disputar entre 2 unidades
- Colocar uma criança ao lado da outra, pedir para passar da 1 para 2 e assim chegar a ultima que corre e entrega a bola para a primeira
- Aumentar a distancia entre as crianças para 50 cm
- Aumentar para 1 metro
- Ir aumentando até que alguém derrube a bola no chão
10)Maria fumaça: A unidade Maria fumaça 1e a unidade Maria fumaça 2, emitando uma locomotiva percorrem um espaço delimitado e podem fazer a evolução que quiserem
- Ao sinal de um apito reduz o espaço ,marcado no chão por um barbante e continuam a fazer a evolução
- Ao novo sinal reduz drasticamente o espaço permitindo poucos movimentos para frente ou para traz sem chocar-se com a outra unidade
- Reduz-se novamente o espaço enquanto as locomotivas estão em movimento ,devendo elas respeitar os limites
- Perde a unidade que ultrapassar a linha divisória
- A evolução contará pontos (pulos

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